terça-feira, 9 de julho de 2013

Emitindo o Passaporte

Apesar do visto para brasileiros não ser mais obrigatório na maioria dos países com relações com o Brasil o Passaporte ainda sim é um documento obrigatório na entrada da maioria dos países, exceto aqueles pertencentes ao Mercosul, que para entrada somente é necessário o RG com menos de 10 anos de validade mas que também aceitam o Passaporte que por sua vez traz mais segurança para viajar.

Para emitir o documento não é tão difícil assim, o pedido deve ser feito junto a Polícia Federal através do site e depois é marcado uma entrevista para a entrega dos documentos com um agente da PF. Acessando o site da PF na parte para emissão de Passaporte você encontrará um passo a passo bem explicativo do processo de emissão.



Acessando a página da Polícia Federal você vai clicar na opção "Documentação Necessária" para saber quais documentos serão necessários para a emissão do Passaporte, que são o RG ou CNH, comprovante de dispensa do serviço militar para homens, CPF, Título de Eleitor com comprovante de votação das últimas eleições, certificado de naturalização caso a pessoa seja naturalizada e a GRU paga, a GRU é um boleto que é emitido depois que você faz o cadastro no site, ela vem no valor de R$156,07 para emissão e renovação e R$312,14 em caso de perda ou roubo e pode ser pago em qualquer banco.



Com a documentação separada é hora de clicar em "Emissão do Passaporte", ao clicar lá será aberto uma janela para preencher o cadastro onde deve-se preencher por completo e ao fim você colocara em qual posto da Polícia Federal gostaria de ser atendido e lhe será disponibilizado um número de protocolo, quando completar o cadastro a GRU será emitida, você deverá efetuar o pagamento da guia e reunir todos os documentos .



Após o cadastro você clicará em "Verifique aqui se você deve agendar o atendimento no posto escolhido", para realizar o agendamento de entrega da documentação ou acompanhar um agendamento já realizado. Lá você pode escolher o Posto da Polícia Federal e a data a ser atendido, ao fim será liberado um comprovante de agendamento. Vale lembrar que só quem agenda é atendido, se chegar ao posto da Polícia sem o comprovante de agendamento eles não te atenderão.

Chegando no dia da apresentação a Polícia Federal não é necessário levar foto 3x4 pois eles tiram lá na hora. A entrevista é bem rápida e se aprovada você pega um comprovante com a data de retorno para buscar o Passaporte no mesmo local. Feito todo esse procedimento e com o passaporte em mãos é só desfrutar do mundo.

Dica de Uso

Passaporte em a função mas não é RG! Use ele apenas em casos de viagem ou se tiver perdido seus documentos com foto. Além de ser caro é um documento extremamente importante, tanto quanto RG e CPF, então vale tomar cuidado e não ficar dando bobeira com ele pela rua e muito cuidado ao viajar, pois se perde-lo durante uma viagem você corre o risco de ficar preso no país tendo que recorrer a embaixada do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário