domingo, 11 de novembro de 2012

Arica - Chile

Atravessei a América do Sul e fui parar do outro lado do continente na cidade de Arica no Chile. Arica é localizado bem ao norte do Chile, apesar de estar no Deserto do Atacama é banhada pelo pacifico sul e é uma cidade muito aconchegante, com cheiro de peixe e maresia.

Minha passagem por Arica foi de somente 1 dia, mas é o suficiente pra conhecer essa maravilhosa cidade Chilena. Cheguei nela por volta das 5 da manhã, na própria rodoviária da cidade tem um lugar de guardar mochilas, deixamos as nossas lá e saimos. Tudo ainda estava fechado, o tempo ainda estava meio escuro e nublado e eu estava morrendo de fome, aceleramos o passo, seguimos os trilhos do trem e de lá tivemos a primeira imagem do oceano Pacífico. Caminhamos mais até a parte central da cidade aonde tem muitas lojas, muito semelhante com a Calle Florida em Buenos Aires, e foi no centro que encontrei o 1º McDonald's dessa aventura, mas estava fechado.


Tristes ficamos ali um pouco pensando aonde iriamos comer e logo chegaram umas mochileiras Chilenas que nos perguntaram se estávamos com fome e nos falaram que ali perto havia um tiozinho que vendia pão com queijo e presunto e café baratinho, fomos pra lá verificar e era verdade, compramos lá mesmo. Claro, como naquela altura do campeonato tínhamos que economizar, contamos todas as moedinhas que tínhamos para todos poderem comer. Como não tinha lugar pra ficar, levamos tudo para a mesa da pracinha e comemos ali, com todos os primeiros chilenos que ali cedo acordavam para trabalhar nos observando comer que nem uns loucos.

Depois da comilança fomos conhecer a cidade, andando mesmo pra economizar grana, nos indicaram ir ao Morro de Arica, que nada mais é que uma pedra gigantesca na beira do mar, antigamente esse morro era usado como forte contra ataques e hoje não passa de um museu. Pra chegar nele não é nada fácil, somente é possível a pé e é uma subida lascada, a apesar da cidade estar no nível do mar, você chega lá em cima morto de cansaço mas se recupera logo, a entrada lá é de graça. Lá de cima a visão é fantástica, dá pra ver quase toda a cidade, o oceano pacífico e as praias.

Lá em cima é encontrado um museu aonde vendem vários souvenir e é contado um pouco da história do local, que era um forte que foi usado nos anos de 1880 em uma batalha da república peruana com a república chilena para a tomada do morro de 130 metros de altura e no fim os chilenos ganharam. Andando mas adiante tem umas estátua, muito semelhante ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro, não sei bem se é Jesus Cristo mas parecia bastante só que em uma proporção muito menor, logo em seguida tem os antigos canhões que eram usados em batalhas, claro que não funcionam mais porém ficam de enfeite servindo para turistas mochileiros como nós ficarmos tirando fotos que nem uns bestas. E andando mais um pouco é possível ter uma vista privilegiada de todo o verde do oceano pacífico, ali dá pra sentar e ficar o dia todo refletindo em como somos pequenos neste planeta, a imensidão do mar é linda, você olha e não vê fim e nem se cansa de ficar olhando, realmente tudo muito lindo.

Eu como muitos dos brasileiros não conhecia o mar, e tão pouco a praia e foi ai que conheci pela primeira vez. Do Morro de Arica descemos novamente para a cidade para almoçar, eu e a Laura fomos ao Mc Donald's que naquela hora já estava aberto, o Jota, Valéria e a Karol foram comer em outro lugar, o Athos tinha ido concertar a maquina fotográfica e o Olavo partido para outra cidade, depois de passar raiva com a atendente do Mc Donalds encontrei o resto do pessoal e fomos andar pela cidade, fomos nas pracinhas bem legais diga-se de passagem e andar pela cidade, conforme íamos andando passávamos por diversas lojas de frutos do mar, bem comum por lá, todas em frente ao porto, e aquele leve cheirinho de maresia e mariscos tão bom, andamos, andamos, andamos e chegamos na praia êê!!

Devo dizer que de praia é só o nome por lá, porque mal tinha areia, só pedras mas mesmo assim, eu como uma criança serelepe tirei minhas botas e sai correndo pra colocar meus pezinhos no pacífico, mas a água estava muito, mas muito gelada mesmo, ou seja entrar ali, nem pensar, isso tudo porque é inverno, no verão lá é mais tranquilo, mas de qualquer forma posso dizer que conheci a 1ª praia da minha vida e foi no Chile e foi no pacífico. Fiquei ali a tarde inteira, só curtindo o vento, a maresia, os pássaros e o por do sol. Depois passamos pelo cassino da cidade, muito legal também e pegamos nosso transporte rumo a cidade de Arequipa no Peru, mas essa já é uma outra história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário