sábado, 22 de junho de 2013

Copacabana - Bolívia

Sim, na Bolívia existe uma Copacabana, mas nada do nível carioca, a Copacabana da Bolívia é diferente e fica às margens do Titicaca. Chegamos a Copacabana pela fronteira entre o Peru e a Bolívia depois de uma longa viagem vindos de Cusco. A gente tava bem apressado pois quando chegamos na fronteira estava perto de fechar e nós em um engarrafamento muito louco, decidimos ir andando e chegamos poucos minutos antes da fronteira fechar, depois de todos os tramites e de uma van nós já estávamos em Copacabana. Chegamos a noite e em um período de festas e depois de muito tempo atrás de um albergue encontramos um hotel baratinho e fomos dormir para o primeiro dia de passeio.



Quando amanheceu olhei pela janela e pude ver a imensidão do Titicaca mas me decepcionei um pouco em relação a cidade, muito suja, principalmente perto do lago, às margens eram imundas o que me deixou triste, mas fazer o que, é o preço que se paga por ter grandes metrópoles perto de belezas naturais. Descemos pro porto para pegar o barco até a Isla del Sol e na rua havia um feira que fica o dia inteiro e acontece todos os dias. Lá vendem de tudo.



Íamos a Isla del Sol, que me falaram que era o local mais espetacular de toda a Bolívia e que transmitia uma energia incrível, pois segundo a lenda lá nasceram 2 deuses que no nosso mundo seriam igual a Adão e Eva, mas eu achei que foi uma ilha como qualquer outra, bem diferente mas nada que me surpreendesse. Pra chegar lá não é tão simples e pra mim e meus amigos não foi mesmo, compramos os bilhetes de barco, mas compramos no pior barco que tinha um verdinho chamado “Titicaca”, o mais barato saiu caro, nosso barco levou cerca de 2 horas num percurso que geralmente leva 40 minutos até a ilha, o bom é que conforme você se afasta das margens de Copacabana a água começa a ficar extremamente limpa. Chegando lá há 2 paradas, uma na parte norte e outra na parte sul.



A parte norte da ilha é bonita, mas nem tanto, a praia onde aportamos era bem sujinha e tinha muitos porcos. Nessa parte tem um pequeno vilarejo, mas bem simples mesmo e te dão a opção de ir caminhando até a parte sul ou esperar o barco ir para lá, para ir caminhando, lógico, você tinha que desembolsar mais “plata”, então esperamos o barco que saiu logo após o almoço. Algum tempo depois estávamos chegando na parte sul que tem mais estrutura e é mais bonita, tem barzinhos e até pequenas pousadas para quem quer se hospedar e ver o pôr do sol dali que dizem ser um dos mais bonitos, como estávamos sem tempo ficamos ali até o barco sair, e realmente é lindo, a água naquela parte tem uma coloração esmeralda linda. Na hora de voltar foram mais 2 horas mas dessa vez com mais adrenalina pois as ondas estavam grandes.





Chegando a Copacabana era hora de arrumar as coisas no hotel e sair para comer, mas antes podemos apreciar o pôr do sol da janela do hotel, e realmente o pôr do sol lá foi um dos mais belos que já vi, com muitas cores claras e tons mais escuros, fico imaginando se da ilha seria a mesma coisa ou mais bonito. Um pouco mais tarde fomos procurar um lugar para comer pois no outro dia cedo era hora de partir para La Paz.



Por causa da ilha e do Lago Titicaca a cidade é bem turística, então é fácil de encontrar barzinhos e restaurantes com preços bem baixos, alimentação é garantida. Apesar do pouco tempo e da “bagunça” que a cidade é eu gostei muito de conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário