quinta-feira, 20 de junho de 2013

La Paz

Talvez você não tenha muito interesse, afinal, quem viaja pra La Paz na Bolívia? Bom, eu viajei e adorei. A princípio não tinha gostado, cheguei à cidade após uma jornada de 24 dias viajando e estava muito cansado. No ônibus com destino a La Paz parecia que a estrada não acabava nunca, até que depois de muito tempo se avista aquele “buraco”, isso mesmo, La Paz pode se considerar um buraco e eu não sei explicar muito bem, mas você chega a uma parte alta da cidade, como se fosse uma montanha ou um morro bem grande e lá de cima é possível avistar os prédios do centro da cidade lá em baixo e as casas e bairros ficam nos morros ao lado. De começo parece ser feia, ruas apertadas e prédios e casas sem acabamento, mas depois fui descobrindo aos poucos a sua beleza.


Como falei, cheguei a La Paz após uma jornada de 24 dias, logo já estava quase sem dinheiro e não pude fazer os famosos passeios que a cidade disponibiliza, somente fiquei curtindo a cidade. Após descer do ônibus em algum lugar que não era a rodoviária peguei um táxi e fui há uma das praças mais famosas da cidade, a Plaza Murillo, ali é como se fosse um dos centros da cidade e a principal praça de La Paz. Nela ficam algumas construções da cidade como o Parlamento da Bolívia e a Catedral da cidade e nas ruas ao lado estão os principais comércios, a principal delas é a Calle Comercio, uma rua apenas de pedestres que tem uma variedade de lojas, fast food locais, restaurantes e até uma feirinha que fica no meio da rua, ela se assemelha muito a Calle Florida em Buenos Aires. Na cidade é possível também conhecer a “Calle de lasBrujas” que é uma rua bem grandona cheia de lojas de todo quanto é tipo e no meio delas é comum ver lojas com artigos de feitiçaria. Um monte de tranqueira, e o que mais chama a atenção são os fetos de Lhamas empanados, algumas coisas são realmente medonhas, mas fora isso as outras lojas são bem legais. -

Pode ser que a cidade não agrade muitos turistas, La Paz não possui quase nenhuma estrutura então fica fácil de encontrar lixo no chão, ruas ruins e por ai vai, sem falar também da dificuldade que é para caminhar nas ruas de La Paz por causa da altitude. Por ser a capital mais alta do mundo o ar é muito rarefeito e a cidade tem muitas ladeiras, me lembro de que quando cheguei estava sem albergue e fui buscar um andando, quase morri sem ar, mas consegui, a dica é andar com calma e sem carregar peso e se puder andar de táxi melhor, é muito barato, e ainda o trânsito somente é intenso no centro, nas outras regiões e mais tranqüilo de se locomover.

Não tive como fazer os passeios locais mas lá tem muitos os mais famosos são o Downhill no Coroico e o Tiwanaku. O Downhill ou Estrada da Morte é um passeio que você faz de bicicleta numa estrada cercada de abismos, são 85km de percurso a mais de 4500 metros de altitude com uma decida até os 1200 metros em 5 horas. Já o Tiwanaku são as ruínas de uma cidade inca antiga que fica naquela região, o lugar já é considerado um importante sitio arqueológico pré-colombiano. Todos são muito legais e espero voltar lá para fazer!

Lá foi uma parte do país onde eu vi que a cultura boliviana é mais forte (claro né, a capital) é muito comum ver aquelas mulheres com traços bem indígenas de chapeuzinho, tranças e um vestido grande e colorido carregando alguma criança nas costas, o mesmo vale para os homens e são todos muito parecidos. La Paz com certeza foi uma das cidades mais marcantes que conheci, pode ter todos os defeitos mas é uma cidade bem aconchegante e espero profundamente voltar lá um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário