segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

San Pedro de Atacama - Chile

Durante umas de nossas viagem eu atravessei o Deserto de Sal na Bolívia e cheguei a Ollagüe, um pequeno povoado de fronteira com Bolívia e Chile. Ainda na Bolívia tínhamos entrado em contato com um carinha chileno para acertar aonde ele iria nos buscar na fronteira para levar a San Pedro de Atacama. 

Chegando, lá estava ele nos esperando, trocamos de carro, passamos por várias revistas e embarcamos naquela longa jornada. Foram longas 6 horas de viagem naquela Van apertadinha, apertadinha, mas só pra mim que tem 1,94m, o resto do pessoal estava de boa. Vale lembrar que não importa se a viagem é de 1 ou 10 horas, em um mochilão você sempre fará o dobro dela. Passamos por diversos locais, completamente isolados de tudo, cortando de Van a cordilheira dos andes, é bem bonito a paisagem com picos nevados, lagoas com flamingos, vales desérticos, tudo muito lindo mas ao mesmo tempo tenso, pois se o pneu furasse... FudeU!! Depois das longas quase 7 horas chegamos em San Pedro de Atacama, já durante a noite, e fomos naquele horário mesmo, carregando 14kg de mochila procurar hospedagem.


Depois de muita procura durante a noite fria uma mulher de um hotel nos indicou um local para ficarmos e lá fomos nós atrás. Ficamos em um albergue bem mochileiro que é o mais em conta no local, pois tudo no Chile, e principalmente nessas cidadezinhas turísticas é caro. Nos hospedamos no Hostal Martita, de uma senhorinha bem esclerosada que sempre desligava a água quente do banheiro enquanto tomávamos banho. Era um local bem simples mesmo, mas tinha o que precisávamos  cama e água (fria). A cidade, apesar de ficar no meio do Deserto do Atacama, estava lotada de gente, a maioria gringos loiros dos olhos azuis vindo da Europa pra curtir o frio da América do Sul.

Vamos falar um pouco da cidade, San Pedro é uma cidade bem pequena e muito aconchegante, quando se está por lá você anda, anda e anda pela cidade e nunca se cansa e é isso que me deixava impressionado, a cidade passa uma energia fantástica pra nós. Fica no meio do deserto, e quando se fala em deserto as pessoas pensam no calor, mas lá é ao contrário, faz frio, e muito. Lá é bem ao estilo faroeste, ruazinhas de terra batida, casas, lojas, restaurantes e bares todo no estilo barro, é nem se compara ao sertão brasileiro, a coisa lá é fina e bem rustica.

Em San Pedro tem uma igrejinha bem antiga, com chão de madeira que quando você anda chega faz ruído, e bem ao lado da igreja uma pracinha bem legal que se pode passar a tarde toda lá fazendo amizade com holandeses, franceses e o que mais vier! Ao redor da praça tem várias ruazinhas com muita, mas muita lojinha de artesanato e souvenirs, nas ruas de San Pedro também é possível encontrar muitos, mas muitos cachorros, mas não são que nem os cachorros de rua aqui do Brasil não, são cachorros de rua de raça e bem tratados, lindos, cada São Bernardo e Labrador que dava vontade de levar pra casa. 

Restaurante lá também tem muito, e como falei, todo trabalhado no estilo barro a luz de velas com detalhes de madeira, muito chique, jantei em um bem badaladinho, não em lembro o nome mas fizemos a festa lá, começando com um vinho chamado "Casilleiro del Diablo" muito bom diga-se de passagem, depois restaram algumas taças quebradas. Logo nos sentamos na mesa de uns meninos da Nova Zelândia, daí vieram umas Chilenas, e depois uns Brasileiros e logo uns Franceses, no fim a festa tava garantido, muita tequila e as Chilenas ricas acabaram pagando a conta no final!

Ahh mas também não vale cruzar o continente, ir para o Atacama e não ver o Deserto do Atacama e seus vales. A cidade é repleta de lojas de turismo que fazem diversos passeios pelo deserto, mas há aqueles que optem por não contratar passeios, afinal pertinho de San Pedro está o "Valle de la Luna" muito bonito também, na cidade é possível alugar bicicletas e pranchas de Sandboard e ir pedalando por conta própria até o vale, ou pagar pra ir de carro, subindo o vale é possível ter uma visão panorâmica e privilegiada de tudo. Algumas agencias também levam até os Geisers del Tatio e ao Salar de Uyuni. San Pedro foi com certeza um dos melhores e tranquilos locais que visitei nessas aventuras! Recomendo demais a todos os aventureiros e viajantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário