quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Machu Picchu - Peru

Ir ao Peru e não ir a Machu Picchu não vale, por isso durante minha passagem por lá eu dei um pulinho na cidade Inca.

teste
Machu Picchu é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba. Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, seja pela sua original localização e características geológicas, ou por sua descoberta tardia em 1911. Fui a Machu Picchu em 2011 quando o local completava 100 anos de descoberta e nada melhor do que visitar a cidade no seu centenário.

Só que pra chegar lá não é tão simples assim... Pra quem não sabe Machu Picchu fica numa cadeia de montanhas, no meio do completo nada, a cidade turística mais próxima é Cusco que é um simbolo do movimento Inca e é uma cidade maior que recebe bastante turistas no ano, e uma outra cidade habitada mais próxima é Águas Calientes que fica pertinho e no meio do nada também, só que Águas Calientes é muito pequeno, então é possível chegar lá somente de trem ou a pé realizando trilhas no meio das montanhas. O ponto de partida principal é a Cidade de Cusco, aonde tem 3 opções para se chegar lá, a 1ª é de Trem que é caro, a 2ª é pela Trilha Inca, que você paga uns 500 reais e passa 5 dias fazendo a trilha que os antigos Incas faziam, e a 3ª é a forma mochileiro e mais barata de ir que é pegar um ônibus de Cusco até Santa Maria, de lá pegar uma Van até a Hidrelétrica local e de lá caminhar 2 horas até Águas Calientes, forma barata e legal também, uma aventura.

A forma mochileira ao todo tem uma duração de 5 a 6 horas, você pode comprar passagens no terminal terrestre de Cusco até Santa Maria, daí você vai pegar um ônibus um tanto não confortável e depois de algumas horas nas loucas estradas peruanas você chegará até Santa Maria aonde pode pegar uma van até a Hidrelétrica, e lá encontrará uma trilha que levará até Águas Calientes. Para entrar em Machu Picchu é claro que é necessário comprar uma entrada e ela pode ser adquirida em Cusco onde tem várias agências que vendem ou na cidade de Aguas Calientes a mais próxima de Machu Picchu, na época a minha entrada saiu por S/.160,00 ou R$122,00.

Águas Calientes é a cidadezinha povoada mais perto de Machu Picchu, ela fica no meio do nada, lá só se chegas em uma das 3 formas que eu falei, carro não vai pra lá até porque estragaria toda forma de ganhar dinheiro deles lá. Bom já estamos em Águas Calientes, agora falta subir a Machu Picchu, para subir lá tem duas formas uma é de ônibus que sai todos os dias as 5 da manhã e a outra é a pé, muito sofrido aquela subida, de ônibus já cansa, imagine a pé, fomos de ônibus mesmo, 15 dólares, acordamos as 4 da manhã e fomos para fila e depois de uma longa subida em curvas nó finalmente chegamos a cidade Inca.

Chegamos lá ainda escuro e com uma grande fila, pois existem pessoas que vão a pé e chegam bem mais cedo mas é um lugar impressionante, não é atoa que é considerado uma das 7 maravilhas do mundo. É um lugar sereno, pra pensar e refletir, você olha todas aquelas construções e é questionante, como levantaram pedras imensas a mais de 2 mil metros de altitude sem nenhuma maquina, é como perguntar como construíram as pirâmides do Egito. Por ficar muito alto, temos uma visão privilégiada de tudo, dos picos nevados ao fundo, do nascer do sol e seus raios cortando as sombras das montanhas.

Quando o Sol nasce é lindo, porque ilumina tudo e dá uma sensação muito boa. Caminhar em Machu Picchu é um pouco desgastante, a altitude complica nossa respiração, e são muitos degraus de pedras enormes lá, então digamos que você sai de lá com suas pernas torneadas, é uma academia ao ar livre.
Acho que é um local que todo mundo deveria conhecer alguma vez na vida, é um local imponente, grandioso e mostra como nós somos tão pequenos nesse mundão ai afora.

Mas também não aconselho ir esperando muito do local, existe gosto pra tudo nesse mundo, Machu Picchu é um local aonde somente tem Pedra e Grama, então pode ser que algumas pessoas não gostem muito do local por isso. Mas vale muito, muito a pena tudo isso, são valores que você agrega, culturas que você adquire, coisa que escola nenhuma, aula de geografia nenhuma nesse mundo pode passar pra você, só aprende quem quer. Simplesmente único no mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário